top of page

Vamos acabar com o estigma

Não sei se repararam, mas as campanhas do Natal 2022 (televisão e rádio) para as empresas de telecomunicações, nomeadamente a Vodafone e a NOS, são sobre a saúde mental.

Já era sem tempo numa altura em que se fala tanto, que também as grandes empresas fizessem a sua parte para acabar com o estigma e com o preconceito.

É um problema que existe e que devemos aprender a lidar com ele, a reconhecê-lo e ajudar a libertar quem não tem a capacidade de o fazer sozinho.

Felizmente não passei por uma situação dessas, mas como pessoa curiosa que sou e quando várias pessoas que me são queridas se viram confrontadas com problemas de depressão, esgotamento, burnout, ansiedade e o isolamento, fui pesquisar sobre o tema e saber o que poderia fazer para as ajudar.

Inicialmente pensei que devia haver um motivo que as colocava naquela situação, mais tarde percebi que não tem que haver um motivo especifico, simplesmente estão num sitio muito escuro da mente e não se conseguem libertar por vontade própria.

A minha maior dificuldade foi reconhecê-lo na pessoa que me era mais chegada, é que por vezes estamos todos os dias com aquela pessoa que nem reparamos que ela está diferente, nem reparamos que ela pode não estar bem, porque a psique não se vê e só o próprio sente e por vezes nem o próprio reconhece o que se está a passar. Portanto é mais complicado do que se pode inicialmente pensar.

Mas no final de 2022, depois de termos passado pela Pandemia do COVID-19, de termos passado pelos confinamentos e pelas consequências dos mesmos, está na altura de encararmos a saúde mental com naturalidade, não se vê mas é real e deve ser cuidada.

A todos um abraço quentinho de Feliz Natal com saúde, paz e amor.







11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page